segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Orientação Educacional

 Paz como se faz? 
Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência
  
Inscrições Encerradas !
Os encontros tem como objetivo levar o grupo de profissionais da educação a refletirem sobre o conceito de violência e sobre  algumas de suas expressões presentes no ambiente escola através da exibição de vídeos e estudos de casos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Inscrições encerradas para ANOS INICIAIS


Foram encerradas as inscrições on-line em oficinas e troca de saberes para os professores do 1º ao 5º ano. Os docentes que não conseguiram se inscrever serão encaminhados às oficinas com vagas e para a "troca de saberes". Já para Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos, as inscrições seguem normalmente no blog.
E não se esqueçam: "Troca de saberes e fazeres docentes" para esse segmento é amanhã, nos turnos da manhã e da tarde.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Corra! Algumas oficinas já estão com inscrições encerradas!


Confira na página de inscrições (clique aqui), as oficinas que estão encerradas. Mas ainda há muitas opções e, além das oficinas há o painel de trabalhos e projetos, também com inscrições abertas. Não perca tempo!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mesquita abre Jornada Pedagógica com Ciclo de Debates

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed) realizou na última segunda-feira (16/08), a primeira palestra do projeto Ciclo de Debates sobre Violência Escolar - Caminhos para uma cultura de Paz. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, às 14h. O tema abordado foi “Reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes”, ministrado por Roberto de Carvalho Junior, promotor da 3ª Promotoria da Infância e Juventude de Nova Iguaçu.

Fizeram parte da mesa de abertura o prefeito, Artur Messias, a Secretária Municipal de Educação, Maria Fatima de Souza, e a orientadora educacional, Silvana Augusto. A palestra foi direcionada para professores, orientares educacionais, conselheiros tutelar, coordenadores pedagogicos, e convidados. O prefeito Artur Messias afirmou que a discussão sobre a violência escolar vem sendo tratada com muita seriedade pela secretaria de educação do municipio. ”O processo de educar, não pode ter como influência o problema da violência. Nossas ações devem ser incorporadas a uma percepção de futuro, e é necessário transmitir para as crianças o conceito de caráter, valores, princípios e perspectivas de mundo. Assim estaremos construindo um país melhor”, afirmou.



O promotor Roberto de Carvalho falou sobre a importância da família durante o processo educacional, e explicou que o papel da escola deve ser diferenciado, pois família e escola influenciam na educação, mas um não pode suprir a falta do outro. Segundo o palestrante, a iniciativa do município de Mesquita em realizar um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino na cidade é muito importante. “ Fico feliz em ver um município que se preocupa com os direitos das crianças. A violência é uma realidade em nosso país e é necessário ações como esta da Prefeitura de Mesquita para combatê-la”, disse.

“Como educadora vejo que esta palestra nos ajuda a saber como agir nos momentos de dificuldade. Já presenciei casos de bulling na escola onde trabalho, é sempre bom saber como recorrer nessas horas”, comentou a diretora da Escola Municipal Machado de Assis, Aline Ribeiro. O Ciclo de Debates sobre Violência Escolar contará com outros quatro encontros. O próximo será no dia 31 de agosto (terça-feira) as 9h, na E.M. Dr. Deoclécio Dias Machado, na rua Carlos Frahia, nº 101, Cosmorama, é terá como tema a Violência e suas manifestações na escola.

Confira abaixo o cronograma das palestras:
08/09 - Oficina Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 1º Encontro – Violência na escola, da escola e contra a escola.Convidada - Silvana Augusto - Orientadora Educacional da Semed
Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.
06/10 - Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 2º Encontro –Bullyng Escolar e Cyberbullyng. Convidada - Silvana Augusto - Orientadoras Educacionais da Semed Convidada - Claudia Ignácio – Núcleo de Informática Educativa da Semed.
Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.
10/11 - Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 3º Encontro – Como educar para a paz? Educação em Direitos Humanos.Convidade - Silvana Augusto - Orientadora Educacional da Semed.
Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.


FONTE: http://mesquitainforma.blogspot.com