quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mesquita abre Jornada Pedagógica com Ciclo de Debates

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed) realizou na última segunda-feira (16/08), a primeira palestra do projeto Ciclo de Debates sobre Violência Escolar - Caminhos para uma cultura de Paz. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, às 14h. O tema abordado foi “Reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes”, ministrado por Roberto de Carvalho Junior, promotor da 3ª Promotoria da Infância e Juventude de Nova Iguaçu.

Fizeram parte da mesa de abertura o prefeito, Artur Messias, a Secretária Municipal de Educação, Maria Fatima de Souza, e a orientadora educacional, Silvana Augusto. A palestra foi direcionada para professores, orientares educacionais, conselheiros tutelar, coordenadores pedagogicos, e convidados. O prefeito Artur Messias afirmou que a discussão sobre a violência escolar vem sendo tratada com muita seriedade pela secretaria de educação do municipio. ”O processo de educar, não pode ter como influência o problema da violência. Nossas ações devem ser incorporadas a uma percepção de futuro, e é necessário transmitir para as crianças o conceito de caráter, valores, princípios e perspectivas de mundo. Assim estaremos construindo um país melhor”, afirmou.



O promotor Roberto de Carvalho falou sobre a importância da família durante o processo educacional, e explicou que o papel da escola deve ser diferenciado, pois família e escola influenciam na educação, mas um não pode suprir a falta do outro. Segundo o palestrante, a iniciativa do município de Mesquita em realizar um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino na cidade é muito importante. “ Fico feliz em ver um município que se preocupa com os direitos das crianças. A violência é uma realidade em nosso país e é necessário ações como esta da Prefeitura de Mesquita para combatê-la”, disse.

“Como educadora vejo que esta palestra nos ajuda a saber como agir nos momentos de dificuldade. Já presenciei casos de bulling na escola onde trabalho, é sempre bom saber como recorrer nessas horas”, comentou a diretora da Escola Municipal Machado de Assis, Aline Ribeiro. O Ciclo de Debates sobre Violência Escolar contará com outros quatro encontros. O próximo será no dia 31 de agosto (terça-feira) as 9h, na E.M. Dr. Deoclécio Dias Machado, na rua Carlos Frahia, nº 101, Cosmorama, é terá como tema a Violência e suas manifestações na escola.

Confira abaixo o cronograma das palestras:
08/09 - Oficina Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 1º Encontro – Violência na escola, da escola e contra a escola.Convidada - Silvana Augusto - Orientadora Educacional da Semed
Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.
06/10 - Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 2º Encontro –Bullyng Escolar e Cyberbullyng. Convidada - Silvana Augusto - Orientadoras Educacionais da Semed Convidada - Claudia Ignácio – Núcleo de Informática Educativa da Semed.
Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.
10/11 - Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 3º Encontro – Como educar para a paz? Educação em Direitos Humanos.Convidade - Silvana Augusto - Orientadora Educacional da Semed.
Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.


FONTE: http://mesquitainforma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário